terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Não confie em guias


Todo mundo sabe que na Índia você não pode confiar em guias, principalmente se você estiver sozinho. Mas muitas vezes o guia é sua única alternativa, especialmente quando se trata de fotos. Como na grande maioria dos lugares você não pode levar tripé, se você quiser sair em alguma foto, vai ter que pedir pro guia tirar a foto pra você.

O problema é que os guias são muito, muito ruins de fotografia! Como exemplo, eu peguei duas fotos do Taj Mahal. Na primeira, o guia não entendeu muito bem a idéia de tópico da foto. Numa foto com o Taj, tipo, seria legal conseguir um ângulo onde o Taj aparecesse:


Mas tudo bem, lição aprendida, da próxima vez eu escolho o ângulo e aviso pro guia certinho: olha, é assim, nessa orientação, eu fico aqui no canto, enquadra desse jeito. E ele dá um jeito de errar, além de não centralizar a foto, ainda esquece de acionar o flash:



Estou certo que você vai perguntar: ah, mas a câmera é digital, por que você não tira outra foto quando perceber que a primeira saiu ruim? O problema é que lugares como o Taj são muito, muito concorridos, e pra conseguir um espacinho nos pontos bons pra tirar foto, você precisa enfrentar hordas de outros turistas, chegando até a ter filas. 

No máximo, você consegue uma janela de 30 segundos no point, tempo que você tem que aproveitar pra configurar a câmera, posar e tirar a foto. E se errar, vai ter um monte de gente atrás de você, não dá pra ter segunda chance, você precisa voltar lá pro final da fila.

Qual a solução então? Se você estiver sozinho, o melhor é ignorar o guia, e pedir pra outro turista tirar sua foto! Na hora de fazer a prospecção, procure os turistas que têm a maior câmera possível pendurada no pescoço: usualmente, se o cara gasta bastante grana com equipamento, é porque sabe o mínimo de fotografia.

6 comentários:

  1. Ahhhh tá vendo?? mais um motivo para levar a namorada para viajar junto!! hohoho ;-)

    Beijos meu querido.

    ResponderExcluir
  2. Kudos, Ricbit! Só descobri o blog agora, mas valeu a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Ricbit, se for japa, melhor ainda pra tirar foto!

    ResponderExcluir
  4. Então és tú o Ricbit, eu acompanho o Braim Dump
    teressante

    T+

    ResponderExcluir
  5. Agora com os desenhos do Brain Dump fica mais fácil as pessoas saberem como é o Ricbit! ;-)

    Mas foto é sempre foto né? hehe

    ResponderExcluir
  6. I agree with you on the bit about asking the guy with the biggest camera :)
    I Brazil I had people trying to center me in the photo all the time and it was really difficult to convince people to point the camera somewhere else and have me at the corner! (my portuguese isn't that good!)

    ResponderExcluir