terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Trânsito

Eu não tinha noção de como trânsito pode ser caótico antes de vir pra cá!

Antes de mais nada, o principal veículo que circula na índia é a buzina. Às vezes existem carros em volta da buzina, às vezes motos, mas a buzina é certamente a parte mais importante. De fato, a maioria dos ônibus e caminhões possuem escrito na parte de trás "Horn Please" ou "Blow Horn", eles assumem que se você quer passagem, tem que buzinar entusiasticamente antes.

Os carros aqui são todos amassados, praticamente sem exceções; e outra coisa curiosa é que motos são muito mais comuns que ocidente (quase 1:1 com os carros). A mão aqui é inglesa, você anda pela esquerda ao invés de andar pela direita.

As ruas não tem faixas, eu não sei qual mágica eles usam pra conseguir trafegar. Também não há faixa de pedestres, então pra atravessar qualquer rua você se sente como o Frogger. Sério, eu tenho medo de atravessar as ruas aqui. Do hotel pro google eu tenho que atravessar uma avenida grande (Old Madras Road), e eu levo uns dez minutos pra conseguir ir de um lado ao outro, esperando uma brechinha pra conseguir atravessar.

Outra coisa curiosa é que só as grandes avenidas são asfaltadas, todo o resto são ruas de terra apenas. Dia de chuva aqui deve ser o terror, mas felizmente eu estou numa época seca. As calçadas são de terra também, então simplesmente não tem jeito de chegar com o tênis limpo no trabalho.

Um comentário: