terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Energia elétrica

A infraestrutura aqui em Bangalore é terrível hehe. O Google fica num complexo comercial bem grande, no estilo do shopping eldorado em SP, onde tem lojinhas no térreo e prédios comerciais logo acima. Além do Google, tem um monte de outras empresas, como a Ernst-Young. E, apesar disso, é super comum a luz acabar!

Em geral a luz no prédio acaba umas três vezes por dia, com duração de 10 a 30 segundos (uma piscada estendida). O povo acha isso normal, de fato, ninguém liga pra isso. No google as máquinas tem no-break, então quando a luz acaba o povo simplesmente ignora e continua trabalhando no escuro como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Ontem a luz acabou pra mim no hotel, à noite. O meu note nem se importou, mas eu fiquei sem internet por uns 10 minutos até a luz voltar novamente.

Em tempo, as tomadas são triangulares e 220V. Eu pluguei o carregador do Nintendo DS na parede sem saber, e saiu uma faísca estranha (o carregador do DS cinza é bivolt, mas o do Lite não é, descobri agora). Obviamente o DS não ligou mais, mas eu ainda não sei se queimou o carregador ou não (não é possível que não tenha proteção contra sobretensão, quando voltar pro Brasil eu pego meu multímetro e checo).

5 comentários:

  1. Isso significa que.... você está sem DS mesmo? O_O

    Não tem ninguém com DS aí para vc testar?

    ResponderExcluir
  2. Nem ia adiantar muita coisa, porque eu estou sem tempo de jogar anyway. O tempinho que sobra eu estou usando pra subir as fotos pro Picasa :)

    ResponderExcluir
  3. Hmmm, fico pensando na sua viagem de volta... mas enfim, vc usa o tempo para escrever nos blogs, hehe.

    ResponderExcluir
  4. Acho que não vai queimar seu carregador. Lá em Floripa também é 220 e já liguei 2 vezes meu carregador sem querer e não queimou.

    ResponderExcluir
  5. Não queimou mesmo! Liguei no 110/60 do Brasil e funcionou normalmente :)

    Mas vou comprar um bivolt pras próximas viagens.

    ResponderExcluir