sábado, 14 de fevereiro de 2009

Mundo Animal


Eu sempre procuro pedir dicas dos locais pros amigos antes de viajar para algum canto, e três pessoas me falaram de amigos que passaram um tempo na Índia e voltaram vegetarianos. Eu, que sou churrascariano, fiquei morrendo de medo: vai que tem algo na água da Índia que converte as pessoas! Mas como eu só tomava água mineral por lá, felizmente não fui afetado, e na verdade voltei mais convicto que nunca de como é bom um churrasquinho.

Por lá não tem nadinha de churrasco, tudo culpa das vacas, é claro. No sistema de castas da Índia, você começa nos dalits, que não tem casta, e vai subindo até os brâmanes, que são o topo. Acima deles tem a casta das vacas. Sim, o bom hindu, temente a Shiva, sonha em morrer e reencarnar numa vaca.

Eu tinha curiosidade de saber como era na vida real essa coisa das vacas sagradas. Pois bem, você nunca, nunca, vai ver algum lugar vendendo carne de vaca. Nem nas lanchonetes ocidentais, como o Subway ou o McDonalds. Por outro lado, leite de vaca é comum, e queijo também (no interior é comum ver vacas amarradas ou acorrentadas só pra tirar leite). Pelas ruas da cidade grande é relativamente comum ver vacas andando e tomando sol; e sim, os carros param caso a vaca esteja no caminho (mas eles buzinam pra fazer a vaca sair de lá). 

Eu não vi nenhuma vaca de carga, pra isso eles usam mulas ou camelos. Aliás, dos animais urbanos de grande porte, os comuns por lá são a vaca, o camelo e o elefante (lembrei do refrão da música dos mamonas agora). Dos pequenos, é comum ver cachorros na rua, mas eu não vi nenhum gato.

De qualquer modo, os animais selvagens são mais legais :)

Os macacos andam soltos pelos templos, pois são sagrados também (são a representação do deus Hanuman). Eles são bem maiores que os micos que a gente vê no Brasil, esse aqui devia ter a minha altura se andasse ereto.


Incrivelmente, no norte da Índia os periquitos são bem comuns!


Outro bicho comum em templos é o kudu. No cantinho também tem uma garça, mas ela é menor que a espécie comum no Brasil.

Atrás das folhas tem um corvo indiano. Ele parece com o corvo normal, mas tem o pescoço branco.


Esse aqui é um pavão selvagem, não deu pra tirar foto de perto porque eu tirei de dentro do táxi enquanto voltava de Agra.

Os esquilos da Índia são menores que os da Califórnia, e listradinhos.

Lá no alto voa a águia indiana, que é bem grandona, mas que eu não consegui ver de perto, porque raramente pousa (pelo menos perto de turistas).

Um comentário:

  1. Para um país tão cheio de gente até que tem uma boa variedade de animais nas ruas né? não sei como os bichos não tem medo...

    Ah, talvez vc não tenha visto gatos por que eles são mais noturnos né? com certeza tem, bastante lixo que gera ratos e tal... até por que a raça Bombaim é Indiana (acho que o Vinil é Bombaim).

    ResponderExcluir