quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dinheiro

Nos USA e no Brasil você pode passar semanas sem ter nada de dinheiro no bolso. Praticamente todos os locais aceitam cartão de crédito. Isso não é verdade na Índia, onde quase nenhum lugar aceita cartões, e você precisa andar com monte de rupees no bolso se quiser comprar alguma coisa. (Sim, a moeda da Índia é o rupee, a mesma usada no jogo Legend of Zelda).

Daí, a primeira coisa que você precisa fazer quando chega na Índia, é ir até uma ATM e sacar a maior quantidade de rupees possível. O ideal é sacar um montão de uma vez só, porque as máquinas cobram taxas bem altas por saque, então fazendo um único saque você minimiza essas taxas.

Pois bem, eu fiz isso, e fiquei com rupees pra viagem toda. Depois, no dia seguinte, eu fui agendar a minha viagem pra Delhi e Agra, e lá era um desses raros locais que aceitavam cartão. Eu paguei no cartão, é claro, mas aí veio a roubada: meu cartão não foi aceito. Mas como assim não foi aceito, se no dia anterior eu saquei dinheiro normalmente no ATM?

Resolvi ligar no banco pra esclarecer isso, e o pessoal de lá explicou o que aconteceu. No dia anterior, um hacker indiano roubou o número do meu cartão e fez um saque de dinheiro de uma ATM na Índia (sigh). Eu pacientemente expliquei que não tinha hacker nenhum, fui eu mesmo que fiz o saque, porque estou em viagem na Índia, e depois de convencê-los que existem pessoas que viajam pra Índia, eles liberaram o cartão novamente.

Lição da história: se você é cliente do Banco Real e vai viajar pra Índia, ligue antes pro seu gerente avisando da viagem, senão você só vai conseguir usar o cartão uma única vez.

8 comentários:

  1. Aposto que no dia que um hacker roubar a senha (deusulivre!) eles não vão bloquear. -_-'

    ResponderExcluir
  2. Se você for cliente do Banco do Brasil, ligue antes também, mas não vai adiantar. Aí quando você estiver viajando e eles bloquearem, ligue de novo e avise que você tinha ligado avisando que ia viajar. Aí eles eficientemente desbloqueiam dentro de 48h.

    ResponderExcluir
  3. EU AVISEIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. que bom que vc não tentou explicar pra eles que você é um hacker viajando para a índia com seu próprio cartão de crédito...

    ResponderExcluir
  5. quer saber o que é mais bizarro? Essa semana um aluno disse que trabalhava no setor de segurança do banco do brasil. Disse que o que ele mais fazia era ser xingado por pessoas que viajam sem avisar o banco. Ele explicou o mesmo motivo que vc: que se o cliente nao avisa o banco e é uma situação de dinheiro adversa ao seu padrão de saque, o sistema automatico do banco trava a conta! E ele era o cara expecializado em explicar pro cliente que é assim, e que é uma segurança do sistema contra hackers...

    Ele contou outra historia: antigamente o sistema de saldo de conta por celular demorava 4 horas. Ou seja, se vc gasta o dinheiro e pede o extrato por celular no instante seguinte, o que viria para a tela do celular era um extrato de 4 horas atras. Pois bem, um cara se ligou disso, gastou uma grana e pediu o extrato. Viu que tinha grana ainda, guardou o extrato e foi fazer uma compra - uma tv de plasma. Depois de nao conseguir (obvio) e passar por carão (pois ele fez uma cena dentro da loja), entrou com advogado e processou o banco. nota: Ele ganhou! O cliente disse que investia em contas com prêmios semanais e disse pro juiz que já havia ganho com esse sistema. Concluiu que havia ganhado de novo e que o saldo era positivo por conta do premio. o juiz aceitou a história e deu ganho de causa.

    ResponderExcluir
  6. Isso vale pra qualquer banco - eu esqueci de avisar o Unibanco que vinha para a África do Sul. Passei umas duas semanas fazendo compras pequenas, até que fui fazer uma "grande" (~R$ 350), e pronto, bloqueou.

    Felizmente SkypeOut me salvou, e uma ligação para o 30 Horas foi suficiente para liberar (e garantir que não bloquearia de novo), sem qualquer burocracia. É raro alguém falar bem de banco, mas o Unibanco só me dá alegria desde 2000.

    ResponderExcluir
  7. Interesting! I got a email from my bank when I used my card in Brazil. They were going to block my card and issue another one because they thought it was hacked! :)

    ResponderExcluir
  8. Hummm, isso explica porque meu marido teve o cartao bloqueado no Brasil...

    ResponderExcluir