quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Riquixá

Continuo com medo de atravessar a rua. Hoje mesmo eu olhei com cuidado pra ver se vinha carro, e me dei mal porque olhei pro lado errado: como a mão é inglesa, você precisa olhar pra direita ao invés de olhar pra esquerda. Felizmente levei uma buzinada de um riquixá e agora estou mais esperto :)

Embora riquixás estejam por toda parte, eu evito pegá-los porque em geral eles não falam inglês. Mas teve uma vez que não teve jeito, e como sempre envolve uma das roubadas que eu me meti.

Meu avião de Delhi pra Bangalore saía às 6 da manhã. Meu hotel não ficava em Delhi, ficava em Gurgaon, uma cidade satélite de Delhi, que é uma espécie de Diadema indiana. Como era meio longe, e as coisas tendem a dar errado comigo, eu marquei com o táxi de me pegar no hotel às 3 da manhã, assim eu teria bastante tempo sobrando em caso de problemas.

Mas o trajeto foi tranqüilo, cheguei lá super cedo, então abri o note e fiquei jogando Aleste 2 até dar o tempo de embarcar. Quando deu umas 5am, uma senhora de Israel veio me pedir ajuda pra preencher o guia de saída da Índia. Eu ajudei e a gente começou a bater um papo, ela me perguntou pra qual país eu estava voltando, falei que não estava voltando ainda, ia só retornar pra Bangalore. Aí ela arregalou o olho e falou: "Mas você sabe que aqui é o aeroporto internacional né? Vôos domésticos são no outro aeroporto, a 8km daqui". Eu só abri a boca e falei FFFFFFUUUUU---

Como faltava só uma hora pro vôo sair, e você precisa embarcar meia hora antes, então eu tinha um tempo apertadíssimo pra ir para um lugar que eu nem sabia onde era. Acabei chamando o primeiro riquixá que apareceu, e falei pra ele sair correndo em direção ao outro aeroporto.

Um pouco de contexto: o clima em Bangalore no inverno é igual a Belo Horizonte no verão, então no problem. Em Delhi, a média é a mesma que BH, mas a variância é muito maior. Faz friozão de manhã e calorzão à tarde. E riquixás são abertos dos lados, não tem porta nem nada. Como conseqüência, eu fui *congelando* de um aeroporto ao outro.

Mais contexto: riquixás podem ser cobrados com taxímetro ou com preço combinado. Eu combinei com o motorista que a viagem ia ser 150 rupees. Até aí tudo bem, mas eis que no meio do caminho, o sujeito, do nada, resolve parar o riquixá, vai até um muro e começa a dar um mijão ali no muro mesmo. WTF? Eu falei pra ele que estava com pressa, e ele "ah, com pressa é mais caro, 200 rupees". E sempre tinha uma ou outra distração pelo caminho, no fim das contas a viagem acabou saindo por 300 rupees. Pra piorar a situação de vez, eu só tinha notas de 500, então ainda tive que pegar o troco de um cara que mijou na parede sem lavar a mão (yuck).

No final, depois de passar pela segurança e tudo o mais, acabei entrando no avião poucos minutos antes de acabar o embarque. Mas a canseira foi tanta que eu encostei na cadeira do avião, e quando vi, a aeromoça estava me cutucando pra desembacar. Nem vi o avião decolando :)

3 comentários:

  1. Meu, que povo mercenário! "com pressa é mais caro". Afff

    Aiaiai, mas deve ter sido muito engraçado a cara que vc fez quando viu que o cara ia dar uma mijada enquando vc estava lá com pressa, hehe!

    Ontem voltando do trabalho tinha um cara a luz do dia mijando num poste perto de onde eu estava, argh (seria indiano?). Sinceramente, é um hábito muito estranho! O_O

    ResponderExcluir
  2. Caco, no Cairo eu tive ajuda de uma crianca para atravessar a rua...

    Maya.

    ResponderExcluir
  3. Isso porquê você só viu o cara mijando enquanto estava no riquixá. Você não o viu antes de pegar o riquixá. Some a isso o fato de eles não usarem papel higiênico no banheiro. Hehehe

    ResponderExcluir