domingo, 15 de março de 2009

Outsourcing

Uma das coisas que está fortemente associada à Índia é o Outsourcing: você contrata os indianos pra fazer o seu serviço de tecnologia, por um preço muito mais barato que no seu país de origem. O fato é que tem muito engenheiro bom na Índia mesmo, basta lembrar que o Ramanujan veio de lá, e ele certamente foi um dos cinco maiores matemáticos do século passado.

Eu não sei qual o motivo de ter tanta gente que manja por lá, mas tenho minhas desconfianças. Um dos fatores é que por lá eles se familiarizam com computadores muito cedo, as escolas primárias têm computação na grade curricular. Outro motivo é que eles estão acostumados a falar várias línguas. Eu notei que o Shishir aprendeu mais português em duas semanas no Brasil, do que eu aprendi kannada em duas semanas em Bangalore. Pra quem aprende língua fácil, linguagens de computador não devem ser um problema.

Talvez o motivo principal seja somente uma questão de escala. Na Índia tem muita, muita gente: a população já passou de um bilhão de viventes. Estatisticamente, a chance de nascer um gênio aleatoriamente é pequena, mas uma chance pequena vezes um bilhão já é um número considerável.

Ainda assim, outsourcing é algo que você deve fazer com cuidado. Se você não escolher as pessoas certas para o seu projeto, você pode acabar contratando um escritório de engenharia como esse que eu vi lá em Delhi (clique para ampliar):

5 comentários:

  1. Pelo menos tá MUITO bem sinalizado ehehe, tem nada mais nada menos que TRÊS placas indicando o local :)

    ResponderExcluir
  2. oi ricbit,
    esta ("united engineering") é uma loja de ferragens.
    você ver "authorized dealers.. pumps" na parte inferior do tabuleiro.
    in india, many hardware stores say "engineering" or "engineering works".
    tchau,
    shishir

    ResponderExcluir
  3. OI! "Roubei" um post daqui ( http://ricbit-india.blogspot.com/2009/02/banheiro.html) e publiquei no blog 'sem ralo' (semralo.blogspot.com).
    Se v. não concorda, avise que retiro imediatamente!
    Um abraço

    ResponderExcluir